Blog!

Quem olha para dentro desperta

“Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta”. – Carl Gustav Jung.

Não há nenhuma técnica milagrosa que possa curar você. Nenhuma mágica capaz de eliminar o vazio, a solidão, a angústia das escolhas mal feitas. Nenhum alívio imediato. Nenhum terapeuta, guru, ninguém, além de você mesmo.

Existem sim diversos caminhos que podem te levar a esse lugar de paz que você sonha encontrar. Mas nenhum deles se inicia fora de você. Quando você escolher trilhar esse caminho, terá que lidar com nada mais nada menos do que você mesmo, tudo o que é, tudo o que sente, tudo o que nem mesmo conhece a respeito de si mesmo.

O caminho não é nada fácil. Você terá que ver suas fraquezas, suas dificuldades, suas crenças limitantes, as ideias equivocadas que mantém sua vida exatamente como é. Terá que conhecer a si mesmo, em um nível bem mais profundo do que este em que você se vê agora. E você verá ainda mais dor e mágoas, escolhas que te levaram onde está. Dói. Muitas vezes é solitário. Demora um tempo maior do que você gostaria. É um caminho sem volta, e profundamente libertador. Se você ficar firme quando a dor começar a doer além, se puder seguir adiante mesmo com passos lentos e vacilantes, poderá encontrar a tão sonhada cura. Uma cura profunda e permanente.

Então tente. Se você não está feliz com a maneira como se sente, como age, tente. Se você pensa que a vida deve ser mais do que isso que parece ser, tente. Ninguém fará isso por você. Ninguém poderia fazer isso por você, mesmo que quisesse. A única pessoa capaz de lidar com o seu interior é você. Ninguém mais pode ver, ninguém mais pode resolver. Então tente. Comece sozinho ou busque a ajuda que precisar. O que você tem a perder se o fizer?

Não há mágica, mas há muitas formas. Não será rápido, mas será sempre possível. Não é perda de tempo, é investir o tempo em sentir-se melhor, ser melhor para si mesmo e para todos que o rodeiam. Você tem todas as possibilidades aí, bem dentro de si mesmo. Então pare de procurar culpados e encontrar desculpas e comece. É um caminho sem volta, lembra? Uma vez que abrir os olhos, nunca mais irá fechar. Tente. Qualquer caminho sempre começa com um primeiro passo.

“Porque hoje eu sei, que se eu tive problema um dia,
não foi por falta de felicidade… não foi mesmo!” – Divã (o filme)


Post relacionados

Sobre as dores de cada um
Poucos aprendizados em minha vida têm sido tão longos e tão significativos quanto o aprender a aceitar quem sou. Eu não sei se você “já nasceu” sabendo fazer isso,...
Deixe-se em paz
Eu não me deixo em paz. Quero tudo, quero tanto que de vez em quando me perco nessa maré de palavras e sonhos que sou. É confuso, mas colorido....
Perder-se também é caminho!
Não sei como é a sua história, o quanto é confortável ou não, para você, ser quem é. Durante muito tempo da minha vida eu quis ser outra pessoa....