Blog!

Você permite que os outros sejam quem são?

Seja você mesmo e permita que os outros simplesmente sejam quem são.

— “Mas que óbvio, Luciane! Tem outro jeito?”.

Se você visse o tanto de sofrimento que eu vejo ser gerado por coisas do tipo, entenderia que é bastante comum que não seja assim.

O sofrimento pode ser gerado por vários motivos, vou listar para você os mais comuns e você avalia se algum deles é seu caso. Ele pode ser gerado porque eu estou tão enfiado nos papéis sociais e nos planos que outros fizeram por mim e para mim, que nem sei mais quem sou, o que gosto, quais coisas eu desejo fazer com minha vida. Parece muito evidente que as pessoas conhecem a si mesmas, mas eu lhe garanto que tem muito sobre si que você não faz a menor ideia. Vamos nos descobrindo, mas isso quando tiramos o tempo de olhar para nós mesmos, para nossa vida, com um pouco mais de calma e menos julgamento.

Outras vezes o sofrimento é gerado porque não estou olhando para mim, para minha vida, e quero resolver todas as dores e problemas dos outros. Eu já fiz muito isso e sei o quanto pode ser adoecedor. Vejo muitas pessoas que atuam como terapeutas, psicólogos, professores, enfermeiros, médicos e áreas de cuidado com os outros fazendo isso diariamente. Em relacionamentos isto também pode acontecer muito. Querer que o outro mude, faça escolhas diferentes, viva diferente e coisas do tipo. Querer que o outro seja quem EU espero que seja. Escolher uma pessoa como parceiro e depois ficar tentando concertar esta pessoa. Ou o tomar PARA SI a responsabilidade da felicidade DO OUTRO. Acontece MUITO isso, com muita gente, seja em relacionamentos familiares ou outros.

Pensa comigo: como você se sente quando alguém lhe diz o que fazer da sua vida? Ou quando lhe dizem para mudar isso ou aquilo em si? Nem sempre gostamos, mas acabamos fazendo com os demais. E morremos de ansiedade, preocupação, tristeza, mágoas e raiva quando a pessoa não muda, quando não acontece, quando não “nos ouve”.

Então, como você não controla o que os outros fazem (e nem controla boa parte do que LHE acontece), que tal começar a dar mais atenção para si mesmo e para as coisas que é você quem precisa ajustar? Descubra quem é você, longe dos olhares dos demais, de verdade, naqueles cantinhos escondidos de si. Explore suas possibilidades, VIVA. E deixe os outros viverem e escolherem seu caminho. Tem muita coisa que a pessoa só vai ver com o tempo, com a experiência, quando for possível PARA ELA. E tem coisa que você mesmo vai ver que não era necessário. E o caminho muda, com o tempo, além de tudo.

Aproveite a companhia de quem você ama, de quem você aprecia. Sem tentar aparar aquelas arestas que você encontra aqui ou ali na pessoa. A gente também é assim, partes lindas, partes difíceis, e está ok. Pare de incomodar os outros E A SI MESMO sobre a necessidade de mudar. A não ser que seja algo em você que adoece sua vida e você decida mudar, relaxe um pouco. Perfeição não é possível, mas se você continuar buscando isso em si e nos outros, vai adoecer mental e fisicamente, com certeza.

Lembre-se que pessoas MUDAM SIM, mas só quando elas decidem e percebem a importância disso. Não mudamos porque alguém pediu, mudamos quando algo EM NÓS desperta. E então, viu a si mesmo em alguma destas situações?

Post relacionados

Deixe-se em paz
Eu não me deixo em paz. Quero tudo, quero tanto que de vez em quando me perco nessa maré de palavras e sonhos que sou. É confuso, mas colorido....
Perder-se também é caminho!
Não sei como é a sua história, o quanto é confortável ou não, para você, ser quem é. Durante muito tempo da minha vida eu quis ser outra pessoa....
Quem são “os outros”?
Não foram poucas vezes que ouvi, no consultório e na vida, pessoas dizendo que não fizeram ou fazem tal coisa por causa “DOS OUTROS”. Eu sempre fico pensando e,...