Blog!

Buscando sempre agradar os outros?

Uma das coisas que faz a gente sofrer, às vezes pouco, às vezes um montão, é essa coisa de querer agradar todo mundo. Além de ser absolutamente IMPOSSÍVEL, pode fazer você agir de maneiras que nem são o seu estilo, só para poder estar junto, agradar, ser aceito ou “não se incomodar” com a outra pessoa (ou grupo).

Já reparou como isso funciona no seu caso? Você costuma deixar de lado coisas que são importantes para você, por alguém? Age de um jeito diferente do que gostaria perto de alguém? Sente como se estivesse sempre “devendo” algo? Precisa todo tempo de elogios e palavras que mostrem que as pessoas gostam de você ou de algo que você faz?

É evidente que todos nós temos isso em algum momento ou com determinadas pessoas, e tudo bem. Relacionamentos em geral exigem flexibilidade, diálogo e negociações. O problema é sempre o excesso, quando você começa a se anular, esquecer quem você é e o que realmente quer para si, para dar conta do outro, do que ele(a) espera de você. Quando você começa a viver segundo o roteiro que outro alguém lhe escreveu.

Mesmo que você faça isso, você não vai agradar a todos. Mas vai sofrer de uma ansiedade descomunal, vai viver frustrado com você mesmo e com aquela sensação de que “não dá uma dentro” ou qualquer coisa do tipo. Sufocar nosso desejo e as nossas verdades é uma tarefa exaustiva para as defesas do nosso ego, cansa.

Quem precisa crescer é a sua autoestima e um dos componentes fundamentais dela – seu amor próprio. Quando paramos de buscar tanto sermos amados e aceitos a qualquer custo, começamos a olhar para a vida que queremos de verdade e ver a luz que já habita a nossa própria essência. O que você sente sobre si mesmo e suas realizações?

E lembre-se, para algumas pessoas no mundo, ser como você é já é mais do que o suficiente para que você seja amado. Não é preciso que TODOS amem e aceitem você, se a sua aceitação começar por si mesmo. Depois foque naqueles que “combinam” com você, que lhe incentivam e apoiam, e vá em frente. Algumas pessoas sempre vão saber olhar de verdade para quem você é e admirar isso, mesmo com as falhas que todos temos. Amor é uma força incrível e ela ajuda você a mover montanhas. Mas se VOCÊ não tem muito dele para si, mesmo quando alguém tenta ofertar, você não vê, não recebe, não dá conta. Pense a respeito!

Post relacionados

Sobre as dores de cada um
Poucos aprendizados em minha vida têm sido tão longos e tão significativos quanto o aprender a aceitar quem sou. Eu não sei se você “já nasceu” sabendo fazer isso,...
Deixe-se em paz
Eu não me deixo em paz. Quero tudo, quero tanto que de vez em quando me perco nessa maré de palavras e sonhos que sou. É confuso, mas colorido....
Perder-se também é caminho!
Não sei como é a sua história, o quanto é confortável ou não, para você, ser quem é. Durante muito tempo da minha vida eu quis ser outra pessoa....