Blog!

Mudanças

Como começar o processo de mudança que muitas vezes necessitamos em nossa vida? Antes de qualquer coisa, é preciso reconhecer, ter a consciência de que nada que se manifesta em nossa vida é independente daquilo que fazemos com nossas próprias mentes. Somos nós quem escolhemos tudo aquilo a que damos importância. Todos somos submetidos a diversos tipos de estímulos e situações diárias e com certeza várias delas de uma natureza positiva e amorosa. Mas a nossa mente percebe com mais intensidade aquilo que ela elege como importante.

Por isso, posso passar vários dias de minha vida percebendo e enfatizando apenas aquilo que deu errado, que me incomodou, o negativo ou desagradável. Ou posso preferenciar tudo o que me fez bem, me fez sorrir, todos os momentos em que acertei e acertaram comigo. É mesmo uma questão de escolha. Não parece assim tão simples, não é mesmo?

Isto porque nossa mente é repleta de programações mentais que estão implementadas desde o momento em que nascemos. São construídas em nosso contato com as outras pessoas, baseados naquilo que interpretamos do que de fato acontece. Muitas delas, infelizmente, são padrões limitantes e nos prendem a infelicidade e a dor. Mas isso pode ser desfeito. Exige persistência, mas traz benefícios inúmeros e a possibilidade de uma vida mais feliz e equilibrada em todas as áreas.

Agora leia com atenção: é preciso entender a sua responsabilidade em tudo o que vive. Talvez o seu padrão mental já esteja tão impregnado dessas crenças limitantes que você pensa ser normal passar todos os seus dias reclamando mentalmente (e verbalmente) da vida e das pessoas. Mas não é. Pode ser que você haja assim, mas garanto que a energia mental que você desperdiça nessa forma de viver pode ser mais bem direcionada.

Existem muitas formas de mudar o padrão da sua mente. Vou propor um simples e fácil exercício para o início deste processo. Precisamos mudar o hábito da sua mente da reclamação para a gratidão. Ao invés de ver o que falta, o que não é, o que não sabe, o que não vive, vamos treinar a nossa mente para ver exatamente o oposto. O que eu já tenho, já sou, já sei, já faço de positivo, tudo aquilo que já existe ao meu redor que acrescenta, que favorece, que traz alegria ao meu caminhar.

Se você não consegue pensar imediatamente em nada, acalme-se. Não é porque não existe, é porque você se desacostumou a ver. Feche seus olhos um momento. Respire profundamente. Deixe a sua mente localizar um momento feliz no seu dia de hoje. Não importa se foi breve, se foi intenso ou apenas um rápido lampejo. Estou certa de que você vai encontrar.

Você pode achar que é “papo de psicóloga” essa coisa de ver o copo meio cheio, mas é que isso realmente funciona. Desafie a sua mente a mudar esse padrão. SÓ POR HOJE, pare de reclamar e criticar pessoas ou coisas. E faça isso TODOS OS DIAS. Se você quer me provar que não funciona, teste. Sei que você sentirá a diferença.

Esse é o meu desafio. Experimente. Eu te convido a ter uma vida mais leve. Você verá que viver bem não significa ter uma vida sem obstáculos, mas saber olhar para esses obstáculos com o tamanho que eles realmente tem, sem exageros ou pesos irreais.

“Quando a dor de não estar vivendofor maior que o medo da mudança a pessoa MUDA.” – Sigmund Freud


Post relacionados

Sobre as dores de cada um
Poucos aprendizados em minha vida têm sido tão longos e tão significativos quanto o aprender a aceitar quem sou. Eu não sei se você “já nasceu” sabendo fazer isso,...
Deixe-se em paz
Eu não me deixo em paz. Quero tudo, quero tanto que de vez em quando me perco nessa maré de palavras e sonhos que sou. É confuso, mas colorido....
Perder-se também é caminho!
Não sei como é a sua história, o quanto é confortável ou não, para você, ser quem é. Durante muito tempo da minha vida eu quis ser outra pessoa....