Blog!

Quem são “os outros”?

Não foram poucas vezes que ouvi, no consultório e na vida, pessoas dizendo que não fizeram ou fazem tal coisa por causa “DOS OUTROS”. Eu sempre fico pensando e, quando possível pergunto, quem diabos são esses OUTROS que ficam perturbando a cabeça da pessoa.

Então hoje eu quis trazer esta reflexão para você. Eu não sei se na sua vida também há esta preocupação, a do que OS OUTROS vão pensar, do que OS OUTROS esperam de você, de como fazer para AGRADAR OS OUTROS e por aí vai. Mas, caso exista, bora pensar um pouco a respeito…

Quem é que são OS OUTROS no seu caso? São pessoas reais e concretas, que EFETIVAMENTE COBRAM de você alguma coisa? São seus pais? Seus familiares? Vizinhos? QUEM? É importante você saber se são pessoas reais ou se você acabou CRIANDO esses padrões por DISCURSOS E COBRANÇAS ANTIGAS que ouvia e não conseguiu mais se libertar disto, mesmo que HOJE TALVEZ JÁ NÃO HAJA mais ninguém lhe cobrando as mesmas coisas.

Mesmo que haja alguém cobrando, isso que você quer fazer é importante para você? Vai trazer danos à sua vida, ao que você considera importante? É uma mudança que você considera boa ou ruim para sua vida? Você está disposta(o) a pagar o preço que isso (seja lá o que for) terá e arcar com os resultados?

Se você ainda depende financeiramente de alguém há possivelmente certos limites para sua liberdade. Mas se não é o caso, POR QUE ainda é tão importante a opinião de outras pessoas na sua vida? Nem sempre somos cobrados, às vezes é só nossa visão. Nem sempre quem nos cobra também nos estende a mão quando precisamos. Neste caso não são pessoas presentes, apenas “juízes da vida alheia”. Vale a pena perder boas oportunidades por isso?

E, especialmente, pergunte-se POR QUE é tão importante para você agradar AOS OUTROS, sejam quem forem. Tem coisa que a gente aprende a fazer na infância e faz uma vida inteira, só porque “sempre foi assim”. QUESTIONE seus padrões, especialmente os que lhe fazem sofrer. POR QUE é feito assim, PARA QUE, se ainda é assim mesmo, se ainda vale… você vai ver que tem muita BALELA rolando aí na sua cabeça e NEM SÃO OS OUTROS, é você com você mesmo.

Enfim, lembre-se de verificar se no seu caso OS OUTROS tem tanta importância e interferência assim nos seus planos reais, ou se é você quem fica colocando os tais dos outros naquelas decisões que tem medo de tomar…

Post relacionados

Sobre as dores de cada um
Poucos aprendizados em minha vida têm sido tão longos e tão significativos quanto o aprender a aceitar quem sou. Eu não sei se você “já nasceu” sabendo fazer isso,...
Deixe-se em paz
Eu não me deixo em paz. Quero tudo, quero tanto que de vez em quando me perco nessa maré de palavras e sonhos que sou. É confuso, mas colorido....
Perder-se também é caminho!
Não sei como é a sua história, o quanto é confortável ou não, para você, ser quem é. Durante muito tempo da minha vida eu quis ser outra pessoa....