Blog!

Você tem sonhos para sua vida?

Vai chegando o final do ano e a história geralmente acaba se repetindo. Você tinha feito a sua listinha de sonhos e metas lá no início do ano e, possivelmente, engavetou a danada da lista em um mês ou dois. Aí no final do ano, resolve lembrar de algumas coisas que havia escrito nela. Busca lá da gaveta, meio amassada a pobrezinha, e começa a culpar a si mesmo porque nem metade daquilo foi realizado. Agora, pertinho da virada, decide que vai fazer tudo diferente no ano que vem e elabora nova listinha. Mas, será que é só ter sonhos para que a vida “vá para a frente”?

Hoje em dia fala-se muito na importância do planejamento para a vida. Realmente, metas, planos e sonhos são fundamentais para o sucesso (dentro daquilo que é sucesso para você), para o crescimento nas mais diversas áreas, mas não necessariamente para alcançar o que se chama de felicidade. A felicidade é um estado de espírito, portanto ela independe dos fatores externos, independe das condições de vida. “Minha vida é completamente diferente do que eu planejei para mim” é uma frase que ouço bastante. Tenho certeza absoluta de que em sua vida nem tudo saiu da maneira como você planejava. Algumas coisas devem ter saído bem diferentes e outras até melhores.

Temos a ilusão de que controlamos as coisas. Buscamos meios e formas de minimizar as possibilidades de erros, as perdas, as partidas. Temos medo de viver os sentimentos que consideramos desagradáveis, como a tristeza, as mágoas e decepções, mas eles fazem parte da construção de uma personalidade mais saudável. É preciso sentir, esgotar e deixar partir. O problema começa quando mantemos esses sentimentos por mais tempo do que seria necessário. E muitas metas morrem porque achamos que tudo tem que sair exatamente conforme o nosso roteiro, coisa que nem sempre acontece.

Lembre-se de que metas são diferentes de expectativas. Metas são construídas para si mesmo, para colocar o seu próprio potencial e dedicação em uso na tentativa de conseguir algum objetivo. As expectativas normalmente envolvem outras pessoas ou fatores externos e são uma fonte inesgotável de frustração e mágoa.

Mantenha sim suas metas, seus planos e sonhos, elas são importantes para as partes da sua vida que você pode controlar. Tenha metas possíveis, metas que realmente envolvem aquilo que você sonha para si mesmo. Não viva os sonhos de outras pessoas. Viva os seus. Comece descobrindo quais são e siga em direção a eles. Mas lembre-se de viver com os pés no chão, um dia de cada vez. Se você viver um dia de cada vez, não perderá nenhum momento de sua vida.

Traduzindo tudo isso, aqui vai o passo a passo de como fazer para uma meta ajudar você a chegar até seu sonho:

Sonho = é a “meta maior” (levará mais do que 3 meses), é o norte da sua bússola, o ponto de chegada. É para onde você deve olhar quando a sua motivação começar a dar sinais de cansaço e desistência, para lembrar do motivo de estar fazendo tudo isso.

As metas são frações bem menores, elas formam um passo a passo que vai servir como mapa para chegar até o sonho. O sonho normalmente parece longe demais e a sua mente vai ter preguiça, sua motivação vai falhar se você olhar para tão longe assim. Então quebre o sonho em objetivos e metas, depois quebre também as metas em um passo a passo DIÁRIO, com coisas que você pode fazer, precisa fazer todos os dias para levar você em direção ao seu sonho, seja ele qual for.

E sim, vai ter vários dias em que sua motivação vai esquecer de aparecer. Faça mesmo assim o que precisa ser feito. Retome o caminho, quando você parar para descansar ou escapar um pouco da rota. Sem crise, sem dramas, só retome! Disciplina é o nome. E quando tropeçar, chama-se humanidade. Levante e recomece a andar. Não é porque escapou um pouco da rota que o caminho se perdeu, lembre-se sempre disso.

E, finalmente, tenha claros na sua mente os indicadores de que você chegou lá! Muita gente alcança os sonhos, mas está tão distraída que já nem percebe direito e continua correndo rumo ao próximo sonho, sem nem curtir a paisagem da vitória. Não faça isso com você!!! Pare, olhe a paisagem, perceba. Tenha claro em sua mente o como estará a sua vida quando você chegar onde quer. O que você vai sentir, como vai agir, como estarão as coisas ao seu redor, como você vai estar interiormente? Os indicativos vão ajudar você a jamais perder o momento de olhar a paisagem.

E, mais importante do que todo o resto, curta a caminhada! A vida é tudo isso que está acontecendo ao seu redor, enquanto você tenta realizar os seus sonhos. Não a perca de vista!

Post relacionados

Deixe-se em paz
Eu não me deixo em paz. Quero tudo, quero tanto que de vez em quando me perco nessa maré de palavras e sonhos que sou. É confuso, mas colorido....
Perder-se também é caminho!
Não sei como é a sua história, o quanto é confortável ou não, para você, ser quem é. Durante muito tempo da minha vida eu quis ser outra pessoa....
Quem são “os outros”?
Não foram poucas vezes que ouvi, no consultório e na vida, pessoas dizendo que não fizeram ou fazem tal coisa por causa “DOS OUTROS”. Eu sempre fico pensando e,...