Blog!

A arte do parecer ser

Quando em nossa vida temos o privilégio de poder ouvir as pessoas, realmente ouvi-las, sem filtro, sem medo e completamente despidas das máscaras sociais (ou quase), como em um processo terapêutico, isso nos leva a uma série de reflexões a respeito do como a vida é e do como ela poderia ser, se não nos preocupássemos tanto em parecer ser.

Parecemos tantas coisas que na verdade não somos e nunca fomos. Parecemos fortes e indiferentes, frágeis e incapazes, parecemos saber de muitas coisas, termos todas as respostas. Parecemos saber para onde estamos indo, parecemos ter as coisas que realmente necessitamos (ou necessitar de todas as que temos). Parecemos saber onde encontrar a felicidade, mas se realmente soubéssemos, ainda a estaríamos procurando tanto em lugares e coisas onde ela jamais estará? Quanto da sua energia você investe em parecer ser? De quanta energia você precisaria para buscar realmente sentir-se melhor?

Como sair de um mundo de parecer ser e começar a realmente SER quem você é? Antes de mais nada é necessário conhecer a si mesmo: quem sou de fato, como vejo a vida e as pessoas, qual a minha forma verdadeira de estar neste mundo, quais os sonhos que me pertencem, qual a vida que desejo ter (sem fantasiar além do necessário)?

Lembre-se de que não há ninguém que possa mudar a sua vida e sua caminhada a não ser você mesmo. E você pode escolher passar por ela sempre “colocando na conta dos outros” as coisas que você não teve coragem ou persistência para realizar, mas isso de forma alguma ajuda você a tomar posse de quem você é e da vida que quer construir para si mesmo.

Pense por um momento: é melhor assumir (ao menos para si mesmo) quem você é e buscar ter uma vida mais honesta, inclusive para poder mudar e melhorar em si e na sua vida o que for necessário, ou passar seu tempo tentando ser o que alguém espera de você? Lembre-se de nunca perder de vista quem você realmente é e o como você realmente está se sentindo, para poder buscar o caminho que o leve até onde você gostaria de estar interiormente.

* A psicologia não existe somente para os momentos de crise. Ela auxilia muito nos processos de autoconhecimento e mudanças interiores, podendo ajudar muito no crescimento pessoal e na melhora dos relacionamentos. Você não precisa fazer tudo sozinho!

Post relacionados

Deixe-se em paz
Eu não me deixo em paz. Quero tudo, quero tanto que de vez em quando me perco nessa maré de palavras e sonhos que sou. É confuso, mas colorido....
Perder-se também é caminho!
Não sei como é a sua história, o quanto é confortável ou não, para você, ser quem é. Durante muito tempo da minha vida eu quis ser outra pessoa....
Quem são “os outros”?
Não foram poucas vezes que ouvi, no consultório e na vida, pessoas dizendo que não fizeram ou fazem tal coisa por causa “DOS OUTROS”. Eu sempre fico pensando e,...