Blog!

Quem são “os outros”?

Não foram poucas vezes que ouvi, no consultório e na vida, pessoas dizendo que não fizeram ou fazem tal coisa por causa “DOS OUTROS”. Eu sempre fico pensando e, quando possível pergunto, quem diabos são esses OUTROS que ficam perturbando a cabeça da pessoa.

Então hoje eu quis trazer esta reflexão para você. Eu não sei se na sua vida também há esta preocupação, a do que OS OUTROS vão pensar, do que OS OUTROS esperam de você, de como fazer para AGRADAR OS OUTROS e por aí vai. Mas, caso exista, bora pensar um pouco a respeito…

Quem é que são OS OUTROS no seu caso? São pessoas reais e concretas, que EFETIVAMENTE COBRAM de você alguma coisa? São seus pais? Seus familiares? Vizinhos? QUEM? É importante você saber se são pessoas reais ou se você acabou CRIANDO esses padrões por DISCURSOS E COBRANÇAS ANTIGAS que ouvia e não conseguiu mais se libertar disto, mesmo que HOJE TALVEZ JÁ NÃO HAJA mais ninguém lhe cobrando as mesmas coisas.

Mesmo que haja alguém cobrando, isso que você quer fazer é importante para você? Vai trazer danos à sua vida, ao que você considera importante? É uma mudança que você considera boa ou ruim para sua vida? Você está disposta(o) a pagar o preço que isso (seja lá o que for) terá e arcar com os resultados?

Se você ainda depende financeiramente de alguém há possivelmente certos limites para sua liberdade. Mas se não é o caso, POR QUE ainda é tão importante a opinião de outras pessoas na sua vida? Nem sempre somos cobrados, às vezes é só nossa visão. Nem sempre quem nos cobra também nos estende a mão quando precisamos. Neste caso não são pessoas presentes, apenas “juízes da vida alheia”. Vale a pena perder boas oportunidades por isso?

E, especialmente, pergunte-se POR QUE é tão importante para você agradar AOS OUTROS, sejam quem forem. Tem coisa que a gente aprende a fazer na infância e faz uma vida inteira, só porque “sempre foi assim”. QUESTIONE seus padrões, especialmente os que lhe fazem sofrer. POR QUE é feito assim, PARA QUE, se ainda é assim mesmo, se ainda vale… você vai ver que tem muita BALELA rolando aí na sua cabeça e NEM SÃO OS OUTROS, é você com você mesmo.

Enfim, lembre-se de verificar se no seu caso OS OUTROS tem tanta importância e interferência assim nos seus planos reais, ou se é você quem fica colocando os tais dos outros naquelas decisões que tem medo de tomar…

Post relacionados

Deixe-se em paz
Eu não me deixo em paz. Quero tudo, quero tanto que de vez em quando me perco nessa maré de palavras e sonhos que sou. É confuso, mas colorido....
Perder-se também é caminho!
Não sei como é a sua história, o quanto é confortável ou não, para você, ser quem é. Durante muito tempo da minha vida eu quis ser outra pessoa....
Minha primeira sessão como paciente.
A primeira vez em que me sentei diante de você, não sabia direito o que fazer. Eu nunca tinha feito terapia e não sabia ao certo qual o protocolo....